O Agita13 de Dilma foi cheio eventos em Minas Gerais, sua terra natal. Nesta tarde , Dilma participou, em Belo Horizonte (MG), do “Encontro com Juventude”, ao lado do candidato a governador Fernando Pimentel e do candidato a senador Josué Alencar. Participaram do encontro representantes de movimentos da juventude negra, do campo, das mulheres, dos indígenas e dos ciganos, que foram saudados pela presidenta. Pela manhã, a Dilma participou de um outro grande evento, oencontro com o movimento negro em nova Lima (MG).
Dilma defendeu as conquistas do seu governo para a juventude de todo o país e firmou compromissos de sua ampliação para o seu próximo mandato. “Quando olhamos para trás e olhamos para o presente e vemos o que conquistamos, nós temos a obrigação de defender. Queremos conquistar mais, mas não se pode conquistar mais perdendo o que foi feito”.
Na chegada ao evento, a presidenta foi recebida por um grupo de passinho, e chegou a dançar junto com 11 dançarinos da Companhia de Dança “Na Batalha”, composta por jovens de diferentes comunidades. Em um ano, o grupo já conta no currículo com uma temporada de um musical no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, e apresentações em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Clique aqui para assistir ao passinho de Dilma!
Mais Educação Dilma reconheceu o apoio da juventude e entidades estudantis que ajudaram o Congresso Nacional a aprovar a lei que destinou 75% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para educação e 25% para a saúde, sancionada pela presidente em setembro de 2013.
Sobre os investimentos dos recursos do Pré-Sal, a presidenta mostrou convicção no fortalecimento da Educação Básica e nas Creches. “Temos de ter clareza em investir na Educação Básica nas creches, a gente disse que sempre precisou de creche, mas a creche não é pra gente trabalhar, é pra criança. A gente sabe que a desigualdade começa na infância e se a gente quiser aprofundar o desenvolvimento, temos que ter crianças bem estimuladas desde cedo”.
Outra convicção reiterada por Dilma para os investimentos do Pré-Sal foi o compromisso com a valorização dos professores, tanto no salário quanto na formação, como condição essencial para alcançar uma Educação de qualidade.
Internet de qualidade A internet de qualidade também é encarada como uma questão-chave para o desenvolvimento pela presidenta. “Eu não assumo compromisso que eu não vou lutar pra fazer: nós vamos universalizar a banda larga desse país como fizemos com a energia elétrica com o Luz para Todos.
Reforma política Dilma também convocou os jovens para a mobilização em torno da Reforma Política para logo depois das eleições, a partir de proposta já encaminhada ao Congresso Nacional com a previsão de consultas populares. “Nós sabemos a importância da participação popular para garantir que as coisas mudem, não podemos acreditar que a mudança acontece por cima. Ela acontece quando a gente combina por baixo e por cima. Por isso e tão importante a participação popular.