Verão de 2018
Mais uma vez as passagens de ônibus, metrô e trem sofreram reajustes em São Paulo, e o aumento se deu a partir do primeiro domingo de 2018, isso mesmo amigo(a) leitor(a), presente de ano novo dado pelos senhores Dória – prefeito de São Paulo e Alckmin – governador do Estado de São Paulo, um verdadeiro presente de grego!
É Lamentável que haja o aumento das tarifas sem que se assegure a melhoria na qualidade dos serviços prestados pelas empresas de transporte coletivo, pois o METRÔ continua lotado, a CPTM nem se fala, e o que dizer dos ônibus? Mesmo a EMTU que tanto se orgulha de dizer que tem grande índice de aprovação de seus usuários, apresentam problemas crescentes de insatisfação.
Infelizmente, aumentos das tarifas não representam a melhoria dos transportes coletivos para quem os usa, nem aumento de salários ou melhores condições para seus funcionários, mas apenas o aumento do lucro para essas empresas.
Na região do grande ABCDMRR os debates começam a esquentar em torno do aumento das tarifas, com uma situação no mínimo curiosa, pois com a saída de Diadema do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, a cidade tende a ficar isolada no debate do reajuste das tarifas, uma vez que o prefeito da cidade retirou Diadema do Consórcio, significa estar fora dos debates de aprovação de importantes políticas públicas regionais que envolvem o interesse de Diadema.