No último dia 12 de abril foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), a convocação da 4ª Conferência Nacional de Economia Solidária que será realizada em 2025, de acordo com a resolução da última reunião do Conselho Nacional de Economia Solidária (CONAES), que aconteceu em Brasília nos dias 28 e 29 de fevereiro de 2024.
A resolução do CONAES trata da organização da conferência e a organização do cronograma das plenárias municipais e estaduais para somente depois ocorrer a nacional. “Economia Popular e Solidária como Política Pública: Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”, será o tema da 4ª Conferência oferecerá, que contribuirá com a elaboração do 2º Plano Nacional de Economia Solidária. Vale ressaltar que a última conferência ocorreu no ano de 2014, ano da elaboração do primeiro plano nacional.
Segundo, Gilberto Carvalho, a 4ª Conferência representa um esforço coletivo no sentido de recompor a economia popular solidária no país, que viu as políticas públicas interrompidas após o governo anterior desativar a pasta no ano de 2018, que teve como consequência a falta de investimento na qualificação dos(as) trabalhadores(as), além de faltar investimento orçamentário e a desarticulação das iniciativas.
O 2º Plano vai determinar quais tipos de formação será escolhido para os(as) trabalhadores(as), assim como também o tipo de crédito e financiamentos será destinado para esses empreendimentos. Um dos maiores objetivos e fazer com que o programa passe a fazer parte das políticas pública permanentemente. Segundo informações do Cadastro Nacional de Economia Solidária há mais de 20 mil empreendimentos no setor e quase 1,5 milhão de trabalhadores(as) envolvidos(as).