padilha_cidade_tiradentes08242014004 O candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, anunciou o projeto CEU Juventude, que visa criar mil unidades de ensino em tempo integral com, no mínimo, sete horas de  aula por dia.

 Os equipamentos também terão biblioteca, esporte, saúde, acessibilidade para pessoas com deficiência, além de promover a qualificação profissional, com um centro de língua estrangeira,  estúdio multimídia com banda larga, professor tutor para orientação do aluno, inclusive sobre mercado de trabalho e empreendedorismo.

 Baseado no sistema pedagógico implantado na gestão de Marta Suplicy na prefeitura de São Paulo (2000/04), que integra atividades extracurriculares para promover uma educação de  qualidade, as unidades atenderão a população em situação de maior vulnerabilidade, que vivem nas pequenas cidades e bairros periféricos de grandes centros. “Os locais mais pobres tem as  piores escolas, implantar o ensino integral é um movimento nacional e dará maior equilíbrio”, afirmou Lúcia Couto, coordenadora de educação do Programa de Governo Participativo de  Padilha.

 Os municípios que receberam presídios dos governos do PSDB devem receber as unidades prontamente, como forma de compensação e estímulo para o desenvolvimento por meio da educação. Elas também serão visitadas por postos móveis do Poupatempo, para que os alunos possam tirar documentos de identidade ou a primeira carteira de trabalho. As mil unidades irão atender mais de 500 mil alunos dos últimos anos da rede pública de ensino.

“Uma parte dessas unidades virá de reforma de escolas e outra, da construção de novos equipamentos. Os professores terão dedicação exclusiva, em tempo integral, com maior remuneração. Além disso, criaremos, no Ensino Médio, a mesma modalidade que existe nas universidades: o programa Ciência Sem Fronteiras, em que os jovens com bom desempenho escolar terão a oportunidade de receber bolsas de estudos em escolas de outros países”, explicou Padilha durante entrevista coletiva na Capital paulista.

Para desenvolver o projeto, o candidato realizou encontros com o especialistas de educação, professores, gestores, alunos e representantes de vários setoriais, descreveu a coordenadora. “Precisamos de ações positivas, não podemos mais depender de uma gestão que, em 20 anos, não produziu o que era necessário para área”, concluiu.

Fonte: macroabc

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