As Universidades públicas (Federais e Estaduais) continuam a sofrer com os ataques que colocam em xeque a sua qualidade, melhoria de infraestrutura, ampliação de vagas e até mesmo existência. O governo federal tem subtraído de forma direta muitos direitos conquistados ao longo da história de nosso país, entre eles o acesso e permanência ao Ensino Público Superior, pois congela por 20 anos os investimentos em áreas fundamentais dos serviços públicos, a exemplo o Ensino Superior Público.
O resultado, milhares de estudantes e toda comunidade universitária já está sentindo na pele, são cortes nos investimentos, obras paradas ou em lentidão de realização, redução de política de permanência estudantil nas Universidades Públicas e guerra de informações com claro objetivo de colocar os estudantes uns contra os outros, na tentativa de criar uma grande confusão.
Os(as) estudantes da UNIFESP-DIADEMA(Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema) de forma democrática estão respondendo a essa terrível situação, dando demonstração de capacidade organizativa, solidariedade, resistência e compromisso, fazendo várias assembleias e deliberando através da participação e voto estudantil direto.
É importante destacar que os problemas na Universidade são imensos, e os desafios que uma greve trás são grandes, embora os debates se acentuem em torno dos cortes da permanência estudantil, há uma série de problemas que é de interesse de todos(as) que precisam ser sanados. É necessário construir uma estratégia coletiva dialogando com todos os cursos de graduação, pós-graduação, estudantes, técnicos, professores e trabalhadores(as) terceirizados(as), oque representará amadurecimento do movimento e compromisso com todos(as)!
Por esses motivos, no último dia 12 de Abril de 2018, os(as) estudantes da UNIFESP-DIADEMA (Universidade Federal de São Paulo – Campus de Diadema) VOTOU E APROVOU A MANUTENÇÃO DA GREVE GERAL DOS ESTUDANTES até dia 25 do mesmo mês, quando o CONSU(Conselho Universitário) dará respostas as reivindicações estudantis.
Se a greve continuará após o dia 25 de Abril? A RESPOSTA ESTÁ NAS MÃOS DO CONSU(Conselho Universitário)!!!