No dia 15 de Outubro se comemora no calendário nacional o dia do(a) professor(a), e se escolheu essa data simbólica, pelo motivo de em 15/10/1827 D. Pedro I ter criado o decreto que instituiu o Ensino Elementar em nosso país, criando as Escolas de Primeiras Letras em todos os vilarejos e cidades do país, ter regulamentado os conteúdos a serem ministrados, e as condições de trabalho dos(as) professores(as).

Já em 1947 um grupo de professores(as), propuseram criar um dia de confraternização em homenagem aos docentes, no dia 15 de Outubro. Sendo oficializada pela lei Decreto Federal 52.682/1963, que, em seu Art. 3º, dizia que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.

Infelizmente o professorado sofre com a desvalorização, mesmo sendo uma das profissões mais admiradas no mundo, os profissionais desta área sofrem com os baixos salários, trabalho excessivo e condições precárias, além da indisciplina dos discentes, superlotação das salas de aula, falta de segurança e de infraestrutura nas escolas, estimulando muitos profissionais da educação a seguirem outras carreias.

O grande desafio nas mudanças necessárias para transformar o Brasil em um país de primeira grandeza, está relacionado ao investimento na educação, mas infelizmente continuamos a perceber a falta de investimentos, aprofundando o sucateamento e decadência do ensino público, o colocando ao quase total abandono.

E lá estão eles(as), nossos heróis e heroínas, assim como nossos pais e nossas mães não desistem de nos ajudar, nos ensinar, nos proporcionar a possibilidade de dias melhores, e com um detalhe que não pode se esquecido o(a) professor(a) sofre com a destruição da educação tanto quanto os(a) alunos(as), pois eles tem consciência do que está acontecendo e das consequências que a destruição da educação produzirá.

A todos(as) professores(as), nosso carinho, respeito, admiração!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *