Com mais de um a no de pandemia sem controle no Brasil, o site do Ministério da Educação, informa que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2021 terá as inscrições abertas do dia 30 de junho até 14 de julho, e as provas estão previstas para os dias 21 e 28 de novembro e a taxa de inscrição será de R$85,00.
A inscrição deverá ser feita pela internet, o participante deverá informar o número do CPF e data de nascimento, e no ato da inscrição deverá confirmar se deseja fazer a prova impressa ou a prova digital.
História do ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998 durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, para avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, em sua primeira edição a prova teve 63 questões e redação, realizada em um dia.
No governo Lula foi criado o Programa Universidade Para Todos (PRÓUNI), e o ENEM passou a ser o passaporte para ingressar em universidades privadas com Bolsas de 50% a 100%. No ano de 2009 foi criado o Sistema Único de Seleção Unificada (SISU) e a nota do ENEM passou a ser usada para entrar nas Universidade Públicas. E a prova passou a contar com 180 questões e redação para ser realizado em dois dias. Além disso a prova do ENEM também passou a ser utilizada para o Financiamento Estudantil (FIES) e o Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos (ENCEJA).
Já a partir de 2010 no governo Dilma o ENEM também passou a ser utilizado o para o Programa Ciências Sem Fronteiras que possibilita que o financiamento de bolsas de estudo no exterior e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tecnológico e Emprego (PRONATEC), para oferecer oferecia bolsas de estudos integrais e parciais em cursos Técnicos, de formação inicial ou continuada.