Hoje faz uma semana que o Brasil comemorou o dia do professor, ou seja, dia 15 de Outubro. Essa data é utilizada como referencia devido ao fato de em 15/10/1827 D. Pedro I ter criado o decreto que instituiu o ensino elementaprofessor-e-professorar em nosso país, quando criou, as escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país, e também regulamentou os conteúdos a serem ministrados, e condições de trabalho dos professores.

Em 1947 um grupo de professores, tiveram a idéia de criar um dia de confraternização em homenagem aos professores, no dia 15 de Outubro. Sendo oficializada pela lei Decreto Federal 52.682/1963, que, em seu Art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.

Infelizmente o professorado é a desvalorização, mesmo sendo uma das profissões mais admiradas no mundo, os profissionais desta área sofrem com os baixos salários, trabalho excessivo e condições precárias, além da indisciplina dos discentes, superlotação das salas de aula, falta de segurança e de infra-estrutura nas escolas, estimulando muitos profissionais da educação a seguirem outras carreias.

O grande desafio nas mudanças necessárias para transformar o Brasil em um país de primeira grandeza, está relacionado ao investimento na educação, e a PEC 241 proposta pelo governo Temer, vem na contramão da história, pois o que ela oferece são efeitos nocivos a educação que já não tem a atenção que merece, aprofundando o sucateamento e decadência do ensino público, expondo ao quase total abandono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *