Hoje, 15 de outubro, comemora-se o dia do(a) professor(a) no Brasil. Essa data passou a ser referência porque em 15/10/1827 D. Pedro I cria o decreto que instituiu o Ensino Elementar em nosso país, quando criou as Escolas de Primeiras Letras em todos os vilarejos e cidades do país e também regulamentou os conteúdos a serem ministrados e condições de trabalho dos professores.
Vinte anos após o decreto um grupo de professores(as) tiveram a ideia de criar um dia de confraternização em homenagem aos(as) professores(as), dia 15 de Outubro.
Sendo oficializada pela lei Decreto Federal 52.682/1963, que em seu Art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.
Infelizmente o professorado é desvalorizado, mesmo sendo uma das profissões mais admiradas no mundo, os profissionais desta área sofrem com os baixos salários, trabalho excessivo e condições precárias, além da indisciplina dos discentes, superlotação das salas de aula, falta de segurança e de infraestrutura nas escolas, estimulando muitos profissionais da educação a seguirem outras carreias.
O grande desafio nas mudanças necessárias para transformar o Brasil em um país de primeira grandeza, está relacionado ao investimento na educação, e as ações da maioria dos governos vem na contramão da história, pois eles não oferecem as condições adequadas para a educação, aprofundando o sucateamento e decadência do ensino público, expondo ao quase total abandono.
Não fosse pelos esforços repetidos e sobre-humanos que os(as) professores(as) e demais profissionais da área mantém, seria impossível levar a diante algum projeto de Educação em nosso país.
Parabéns a todos(as) professores(as), que mesmo diante de tantas adversidades, se mantêm firmes e comprometidos(as) com a educação.