Neste mês, passando pelo Shopping Praça da Moça no centro de Diadema, olhando as vitrines, acabei entrando em uma das lojas, que era composta por bancas de artigos artesanais, Loja 210, piso Auracária.
Uma das bancas se destacava, o motivo era que estava dedicada a artesanatos vinculados a afirmação e a beleza da cultura africana. Nela havia várias produções artesanais todas muito bem feitas, e com um viés afirmativo e positivo sobre a cultura africana.
Um dos destaques era a forte presença das bonecas abayomis, elas eram feitas por africanas que ao serem seqüestradas de seu país, e traficadas para outro continente, as produziam escondido para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos umbeiros, como eram chamados os navios pequenos que participavam do transporte de pessoas escravizadas da África para o Brasil.
Segundo relatos históricos, as mães africanas rasgavam pedaços de suas saias e a partir deles criavam pequeninas bonecas, feita de tranças ou nós. As bonecas abayomis representavam e eram o símbolo da resistência, e ficaram conhecidas no Brasil como abayomi, em português seu significado é “encontro precioso”, o nome africanos está no idioma yoruba, que é uma das etnias africana presente na Nigéria, Togo e Costa do Marfim.
Essas bonecas não possuem costura, é feita apenas de nós ou tranças, também não possuem demarcação de olho, nariz ou boca, pois tem o sentido de fortalecer a cultura africana.
Conversamos com uma das proprietárias que compõem uma família de professores(as), foi muito atenciosa, dialogando sobre muitas riquezas culturais envolvida em seus trabalhos com o objetivo de reconhecer e valorizar a cultura negra, mais que um espaço para o artesanato, uma parte da história africana.
Para que vocês não percam esta exposição cheia de riqueza cultural, e possam de alguma forma se conectar com essa ancestralidade, visite a Loja 210, do piso Araucária, o espaço fica aberto das 10h00 às 22h00. Aproveite uma das tantas artes africanas com o toque brasileiro para presentear seus amigos e familiares.