A jornalista Natália Fernandes, trouxe para o centro do debate a educação em uma matéria publicada no Diário do Grande ABC, na seção sete cidades, informando que a região tem evasão escolar crescente, com aproximadamente 6.000 abandonos as salas de aula do Ensino Médio durante o ano de 2016.
É necessário refletir os motivos da crescente desistência escolar, que chamam a atenção ao alcançar quase 6000 abandonos, pois um sistema educacional que não consegue atrair e manter seus estudantes, não está conseguindo cumprir com seu papel, não está apontando caminhos, nem sendo a luz no fim do túnel.
Esse modelo de educação com salas super lotadas, professores e demais profissionais da educação não valorizados e ainda por cima desrespeitados, nos mostra que os números apresentados nas matérias são apenas a ponta do iceberg.
É necessário criar instrumentos de diálogo, onde tanto estudantes, professores(as), família, demais profissionais da educação, e os setores interessados possam livremente debater sobre os rumos da educação.
A educação é pilastra fundamental para fazer desenvolver e crescer uma nação, não podemos ficar em silêncio diante dessa situação de sucateamento e abandono a educação paulista.