Entre os dias 09 e 11 de julho, em Brasília, aconteceu o evento “Transformar juntos 2024” atividade articulada pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O evento busca fomentar a troca de experiências no que diz respeito as políticas públicas pensando os territórios e os municípios colocando no centro do debate político empresarial compras públicas de micro e pequenas empresas, a simplificação do ambiente de negócios, assim como estimular as economias portadoras de futuro e impulsionar a educação empreendedora no Brasil.
Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela geração de 80% dos empregos com carteira assinada no Brasil. Se for considerado do mês de janeiro a maio são 1.088.955 vagas formais, ou seja, deste total as micro e pequenas empresas geraram 871.164 empregos com carteiras assinadas. Já quando considerado 17 meses foram gerados 2.549.064, sendo que 2.039.251 empregos com carteiras assinadas foram geradas pelas micro e pequenas empresas, gerando em média 119.955, empregos por mês.
Em outras palavras o maior gerador de postos de trabalho em nosso país são as pequenas e micro empresas, nesse sentido defendo que é de fundamental importância que as pequenas e micro empresas sejam tratadas com mais respeito e atenção por parte de nossos governantes e que sejam concedidos os mesmos benefícios que as grandes empresas tem, principalmente no que se diz respeito ao acesso a financiamentos e empréstimos oferecidos pelos governos, pois com acesso a esses benefícios poderia ser multiplicado os números de postos de trabalhos formais, assim como o fortalecimento da economia.