Desde 2017, Diadema está fora do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, porque prefeito errou ao ignorar a importância do Consórcio para cidade e Grande ABC. Em atitude infeliz retirou a cidade do Consórcio Intermunicipal, o que fez o município perder força na região.

Criado nos anos 1990, pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, municípios que compõe a região. O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC tem a finalidade de promover o planejamento e a articulação de ações de caráter regional.

Em 2010 o Consórcio Intermunicipal passou a se integrar a administração indireta dos municípios consorciados, adquirindo legitimidade para planejar e executar políticas públicas regionais, isso tudo foi possível graças à transformação em Consórcio Público cumprindo as exigências da LEI 11.107/2005.

A prefeitura de Diadema deve ao Consórcio aproximadamente 9 milhões de reais, e com a saída da cidade, o Consórcio pode acioná-la na justiça, o que poderá fazer com que ela perca o direito de celebrar convênios com o Estado ou a União, pois poderá ter sua Certidão Negativa suspensa, e ainda deixa de participar das decisões regional.

Veja abaixo, ações que beneficiaram Diadema e a Região do Grande ABC, proporcionadas pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que estão sendo ignoradas pelo prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *